|
Oeiras
Com um território com 46km2, o Concelho de Oeiras situa-se na Área Metropolitana de Lisboa e faz fronteira com a Capital a nascente, Cascais a poente, Sintra e Amadora a norte. A sul, encontra o Rio Tejo e o Oceano Atlântico.
A linha costeira estende-se ao longo de 9km, onde as praias da Torre, Santo Amaro de Oeiras e Paço de Arcos, são pontos de referência.
O seu clima é temperado marítimo,propício a actividades de ar livre e passeios. Ao longo da costa, destaca-se a linha fortificada que relembra a importância estratégica deste Concelho face às trocas comerciais, que muito se intensificaram com a epopeia dos Descobrimentos Portugueses.
Também nessa altura, Oeiras se revelou uma zona agrícola e industrial de referência. Figura incontornável da Vila de Oeiras e da História de Portugal é Sebastião José de Carvalho e Mello, Marquês de Pombal e Conde de Oeiras, a quem fora concedida jurisdição destas terras em 1759, pelo rei D. José I. Desta época, pontos importantes de paragem são os Jardins e o Palácio do Marquês de Pombal, classificado como monumento nacional e a Real Quinta de Caxias.
Oeiras é hoje um Concelho moderno, atractivo e dinâmico, liderando ou coliderando os principais índices de desenvolvimento do país, em matérias como o emprego, a educação, a investigação, o património e o investimento estrangeiro.
|
 |